terça-feira, 17 de abril de 2012

Reencontros de desencontros - 1 ano do reencontro da Tasso da Silveira

Hoje faz um ano do já histórico reencontro de ex alunos da Tasso da Silveira.

A ideia do reencontro nasceu logo após a tragédia na escola. Eu estava chegando de metrô para trabalhar e vi no twitter que houve uma chacina em uma escola em realengo, logo que cheguei na Ancine descubro que foi na escola que passei boa parte da minha vida.

Depois do susto e da surpresa, ainda atônito, sem entender muito o que estava acontecendo falei com a Juliana Souza em fazermos uma abraço na escola. Ela topou na hora e daí começaram os preparativos para o evento. Desde o início a ideia de todos não era falar de vítimas, mortes e afins. Sabíamos que um mar notícias ruins tomariam conta do noticiário e a imagem da escola Tasso da Silveira retratada naquele momento seria completamente diferente daquela que povoava nosso imaginário.

A todo momento frisamos para todos que aquele abraço seria um momento de celebração, de boas lembranças e de reecontrução da imagem lúdica e transformadora que foi a passagem de todos por lá.

Assim foi feito. Nervosismos, e apreensão que ocorre em qualquer evento deram lugar a boas conversas, abraços e beijos. Não dá para não citar todo o histerismo e importância da Viviane Nistaldo. Sem ela nada teria acontecido. De camisas a vinheta, ela produziu tudo.

O abraço que seria na instituição se tornou um abraço nas nossas melhores lembranças. Estavam lá professores e funcionários que participaram da histórias de todos os ex alunos ali. A lendária Dona Ana e a ex diretora Marina Pereira, minha mãe e minha mãe Lilian Damião marcaram presença.

Ex alunos de muitas gerações, dos anos 1970, 1980, 1990 e 2000, que estavam ali apenas para um momento de celebração. Muitos dos reportes que estavam por lá perguntavam sobre a tragédia, mas nos estavam ali para reviver e contruir novos momentos inesquecíveis.

Depois houveram amores, brigas, encontros, desencontros e reencontros. Contudo, tenho certeza de que quem esteve na Tasso da Silveira no dia 16 de abril de 2011 nunca deixará aqueles momentos caírem no esquecimento.

Eduardo Lurnel



Nenhum comentário:

Postar um comentário