quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Propostas para a Conferência Virtual de Juventude


EIXO 1 – DIREITO AO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL (EDUCAÇÃO - CULTURA – TRABALHO)

PROPOSTA 1
Garantir acesso e permanência do jovem na escola de forma qualificada e democrática por meio da incorporação de disciplinas de filosofia e sociologia para o Estado, fortalecendo a gestão democrática e capacitação continuada que conte com representantes dos movimentos sociais para realização dos mesmos.

PROPOSTA 2
Acesso e ampliação de vagas nas universidades públicas, com garantia de cotas sociais e raciais, mantendo e ampliando cada vez mais o PROUNI.

PROPOSTA 3
Garantir o acesso à educação através do Passe Livre Estudantil ilimitado para estudantes da rede pública de ensino, bem como para estudantes bolsistas das instituições particulares.

PROPOSTA 4
Inclusão cultural com a democratização dos espaços  culturais para as população jovem, por meio do aumento de investimentos que possibilitem efetivamente a formulação e a consolidação das PPJs voltadas a fomento da cultura, viabilizando maior identidade junto aos jovens e o seu acesso às atividades correlatas.

PROPOSTA 5
Utilizar como um dos instrumentos os Centros de Referência da Juventude (CRJs) como equipamento público universal e descentralizado caracterizando uma política transversal para a Juventude, aglutinando, no mesmo ambiente, espaços para a produção cultural e oficinas para capacitação profissional, podendo estimular o desenvolvimento de projetos educacionais, oferecendo também o resgate e a difusão da cultura tradicional local.

PROPOSTA 6
Democratização dos meios de comunicação, garantindo a representação da diversidade e pluralidade das identidades culturais do país e transparência nos processos de outorga das concessões públicas de rádio e TV.

PROPOSTA 7
Criação de espaços culturais, desenvolvendo e incentivando atividades culturais dentro das comunidades (escolas e centros culturais) garantindo o acesso as populações tradicionais e também aos portadores de necessidades especiais.

PROPOSTA 8
Sujeição do Estado à Lei de Responsabilidade Social, regulamentando a redução da jornada de trabalho.

PROPOSTA 9
Fomentar as políticas públicas de economia solidária e incubadoras, garantindo o acesso ao crédito e financiamento para empreendimentos juvenis, orientado e fiscalizado pelo Ministério do Trabalho.

PROPOSTA 10
Inserir a formação em linguagem audiovisual no sistema regular de ensino. A formação em linguagem audiovisual pode ser feita em âmbito curricular ou extracurricular.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário