sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Dilma ligou a seta para a esquerda


Em de 8 meses de gestão, o governo Dilma Rousseff fez um claro movimento de aproximação com a classe média brasileira. Não dá pra dizer que é uma gestão de direita, mas podemos afirmar que até o momento é uma gestão conservadora. 

Polêmica sobre o Creative Commons e a demora no debate da Lei de Direitos Autorais no âmbito do Ministério da Cultura. Um Plano Nacional de Banda Larga tímido e falta do debate sobre o novo marco regulatório das comunicações no âmbito do Ministério das Comunicações. E agora o plano “Brasil Maior”, que não foi discutido com os movimentos sociais e centrais sindicais. Isso só pra citar alguns exemplos.

Nessa semana Dilma fez dois movimentos que merecem destaque. Depois de muita reclamação das centrais sindicais e movimentos ligados à classe trabalhadora, a presidenta apareceu de surpresa em uma reunião na Secretaria Geral da Presidência e pediu desculpas para os movimentos. Dilma afirmou que errou em lançar o plano “Brasil Maior”, de alto impacto na economia brasileira, sem dialogar com as entidades ligadas aos trabalhadores.

Ontem, depois de uma semana turbulenta no Ministério da Defesa, o Palácio do Planalto anunciou o ex-chanceler de Lula para o lugar de Nelson Jobim. Dilma troca um ministro ligado ao Serra, com posições ultraconservadoras e colocar Celson Amorim que é um dos grandes símbolos do sucesso do governo Lula.
Muitos esperavam que Dilma colocasse um quadro técnico no Ministério da Defesa, mas a presidenta optou por um político filiado ao PT do Rio, que durante toda a sua gestão no ministério das Relações Exteriores esposou o Brasil e a política do governo Lula mundo a fora.

Dilma ligou a seta para entrar à esquerda, espero que isso aconteça no próximo cruzamento.

Enquanto isso, eu peço a saideira, e a conta!

Eduardo Lurnel

Nenhum comentário:

Postar um comentário